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CRONOLOGIA

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118 - 4 AD HOC

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117 - AI AMOR SEM PÉS NEM CABEÇA

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116c - O NOME DE DEUS - O ESTADO DO BOSQUE

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116b - O NOME DE DEUS - Leitura DUAS CARTAS

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116a - O NOME DE DEUS - Leitura GENNARIELLO

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115 - Os Desastres do Amor

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114 - O SONHO DA RAZÃO

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113 - FINGIDO E VERDADEIRO

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112 - A Varanda

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111 - "ELA"

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110 - Morte de Judas

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109 - A Cacatua Verde

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108 - Fim de Citação

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107 - DANÇA DA MORTE / DANÇA DE LA MUERTE

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106 - Olá e Adeusinho

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105 - MISERERE

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104 - A Cidade

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103 - Ifigénia na Táurida

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102 - Menina Else

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101 - A Tempestade

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100 - Os Gigantes da Montanha

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99a - Leôncio e Lena

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99 - Don Carlos, Infante de Espanha

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98 - A Floresta

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97 - O Construtor Solness

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96 - A Tragédia de Júlio César

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95 - Filoctetes

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94 - Ensaios para "O Ginjal"

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93 - A Gaivota

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92 - Sangue no Pescoço do Gato

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91 - A Cadeira

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90 - Um Homem é um Homem

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89 - Esopaida

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88 - A Família Schroffenstein

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87 - Filodemo

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86 - Anatomia Tito Fall of Rome

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85 - Tito Andrónico

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84 - A Vida é Sonho

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83 - Tiestes

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82 - História do Soldado

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81 - O Colar

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80 - O Novo Menoza ou A História do Príncipe Tandi

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79 - Dom João e Fausto

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78 - A Morte de Empédocles

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77 - Hamlet

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76 - The English Cat

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75 - Cimbelino

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74 - AMOR/ENGANOS

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73 - Afabulação

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72 - A Sombra de Mart

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71 - Trilogia Monocromática

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70 - O Casamento de Fígaro

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69 - O Lírio

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68 - Quando Passarem Cinco Anos

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67 - Um Sonho

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66 - Máquina Hamlet

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65 - Sertório

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64 - Os Sete Infantes

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63 - Demónios

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62 - A List

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61 - Barba Azul

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60 - A Margem da Alegria

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59 - Dor

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58 - Um Auto de Gil Vicente

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57 - Splendid's

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56 - A Prisão

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55 - Vai Ver Se Chove

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54 - O Dia de Marte

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53 - O Triunfo do Inverno

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52 - O Jogo das Perguntas

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51 - O Conto de Inverno

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50 - Diálogos Sobre a Pintura na Cidade de Roma

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49 - A Mula, O Clérigo, O Alfaiate e Mais Lamentações

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48 - Sete Portas

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47 - Primavera Negra

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46 - Apanhados no Divã

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45 - Mauser

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44a - Antes que a Noite Venha

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44 - A Missão

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43 - Até Que Como O Quê Quase

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42 - Comédia de Rubena

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41 - Muito Barulho Por Nada

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40a - Façade e The Bear

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40 - Um Poeta Afinado

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39 - Salada

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38 - Céu de Papel

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37 - O Público

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36 - Vida e Morte de Bamba

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35 - Auto da Feira

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34 - Três Irmãs

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33 - Grande Paz

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32 - Vermelhos, Negros e Ignorantes e As Pessoas das Latas de Conserva

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31 - A Mulher do Campo

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30 - A Sonata dos Espectros

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29 - Pai

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28 - A Ilha dos Mortos e Páscoa

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27 - Ricardo III

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26 - O Parque

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25 - Simpatia

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24 - A Missão

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23 - Novas Perspectivas

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22 - Mariana Espera Casamento

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21 - Oratória

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20 - O Labirinto de Creta

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19 - Dou-che-lo Vivo, Dou-che-lo Morto

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18 - Não Se Paga! Não Se Paga!

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17 - Capitão Schelle, Capitão Eçço

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16 - Zuca, Truca, Bazaruca e Artur

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15 - Paragens Mais Remotas Que Estas Terras

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14 - E Não Se Pode Exterminá-lo?

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13 - Woyzeck

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12 - Música Para Si

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11 - Auto da Família

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10 - Casimiro e Carolina

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9 - O Treino do Campeão Antes da Corrida

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8 - Alta Áustria

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7 - Tambores na Noite

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6 - As Músicas Mágicas

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5 - Ah Q

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4 - Pequenos Burgueses

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3 - O Terror e a Miséria no III Reich

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2 - A Ilha dos Escravos e A Herança

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1 - O Misantropo

73 - Afabulação

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fotografias de Paulo Cintra, Laura Castro Caldas e Cristina Reis

 

AFABULAÇÃO

Pier Paolo Pasolini

 

Les causes sont peut-être inutiles aux effets De Sade

 

Tradução Maria Jorge Figueiredo

Encenação Luis Miguel Cintra

Cenário e figurinos Cristina Reis

Assistentes para o cenário e figurinos Linda Gomes Teixeira e Luís Miguel Santos

Director de montagem Jorge Esteves

Desenho de luzes Daniel Worm d' Assumpção

Montagem eléctrica Pedro Marques

Operação de luz Pedro Marques

Montagem João Paulo Araújo e Abel Fernandes

Contra-regra Rui Pragana

Guarda-roupa Emília Lima

Costureiras Julieta Carvalho, Maria Bamdas, Piedade Duarte e Teresa Cavaca

Conservação do Guarda-Roupa Alice Madeira

Colaboração Pedro Gardete e Luis Lopes

Cartaz Cristina Reis

Secretária da Companhia Amália Barriga

Interpretação

Sombra de Sófocles José Manuel Mendes

Pai Luis Miguel Cintra

Mãe Rita Loureiro

Filho António Pedro Cerdeira

Rapariga Rita Durão

Nigromante Glicínia Quartin

Padre, Comissário, Médico, Ferroviário Luis Lucas

Mendigo e Espírito do Filho no Epilogo António Pedro Cerdeira

 

Música no fim do espectáculo ouve-se um recitativo da Penélope do Il Ritorno d'Ulisse in Patria de Claudio Monteverdi, interpretado por Norma Lerer na gravação dirigida por Nikolaus Harnoncourt com o Concentus Musicus Wien para a Teldec (Das Alte Werk).

 

Colaboração de Doutor Emílio Salgueiro, Sérgio Niza, Jean-Claude Biette, Professor Kanna, Paulo Cardoso, Ricardo Aibéo, Jorge Lima Barreto, Pablo Llorca, Maria do Carmo Vasconcelos, Carmen Santos e Jorge Sequem, Ana Costa Almeida, Área Museológica da CP, Fundação Caloute Gulbenkian - Serviço ACARTE.

 

Lisboa: Teatro do Bairro Alto. Estreia: 04/11/1999

34 representações

Companhia subsidiada pela Secretaria de Estado da Cultura

Apoio de RDP, Antena 1

 

ESTE ESPECTÁCULO

Vidas ejemplares. Era uma colecção de livrinhos que o meu pai me ia regularmente oferecendo. Trazia de Espanha, das suas viagens, e eu era um menino, talvez ainda agarrado aos seus joelhos. Muitos santos. Gente rara. O melhor era São Francisco, o mesmo de Rossellini, o mesmo de Ucellacci e uccellini. E os mártires todos, com sangue a escorrer. Desde então precisei sempre de exemplos. De santos. Do exemplo de vidas políticas. Voltadas para os outros e voltadas para Deus. A nós, menos grandes, e sobretudo já passada a idade de crescer, são quem nos defende do Mal, do cinismo. E nos deixam o desejo. Ainda vontade de conhecer. São Pier Paolo faz agora parte da minha colecção.

Afabulação fala sobretudo de conhecer, ou seja, tocar, ver e sentir sem dominar. Cria horror ao poder. Pensa com leis poéticas, felizmente inúteis. Põe outra vez em cena o Édipo antigo mas no lugar da Esfinge põe diante dele a própria vida, em vez de um enigma um mistério. O próprio futuro. Foi para falarmos desta generosidade fundamental ou desta humildade (ser pequeno diante do Homem, filho de Deus) que quis pôr em cena este texto. Porque é difícil para "uma sociedade num péssimo momento da sua história". E porque quero também perguntar: que faremos perante um filho "anacronicamente inocente" que não nos quer matar? Perante o seu corpo?

Na passagem das gerações, falemos sobre pais e filhos. Falemos como se fala no teatro, com o corpo, como na vida. Falemos.

Este é um teatro que se quis escandalosamente da palavra. Austero. E palavroso. Sem medida. Um pequeno teatro enorme. Público, político, como o corpo terá de ser. O teatro dá-nos na cidade ainda esse espaço. Só que o espaço do teatro na cidade não é o espaço da cidade. Existe cidade? Nas nossas democracias o escândalo é difícil. Quem toca quem? Todos livres de não ser tocados. Tu pensas o que pensas que queres, eu penso o que penso que quero. A cidade funciona sem pensar. E cada vez menos pensamos o que queremos. E cada vez mais pensamos o mesmo. E não queremos. Como se usufrui da liberdade dos outros? Como reconheceremos o corpo de cada um? Este teatro, nenhum teatro, será já escandaloso. Este espectáculo terá por isso de ser infecundo, humilde, é talvez um "oásis de esquecida dor". É feito por amor aos novos a quem talvez possa ou talvez não possa interessar. Não sei.

Diz-se para aí obscenamente que esta é a época do corpo. Que corpo? Filho, deixa-me ver o teu corpo. Onde estão ainda os corpos? O corpo de cada um? Este texto fala também do corpo, mas de um corpo escandalosamente sexuado. Este espectáculo gostava de ser, como o texto, apenas isto: um discurso púdico, dolorosamente solitário, sobre o corpo, contra a grande solidão. "...perdendo o sentimento/a parte racional".

 

"...mas dentro n'alma o fim do pensamento

por tão sublime causa me dezia

que era razão ser a razão vencida.

Assi que, quando a via ser perdida,

a mesma perdição a restaurava;

e em mansa paz estava

cada um com seu contrário num sujeito.

Oh, grão concerto este!

Quem será que não julgue por celeste

a causa donde vem tamanho efeito,

que faz num coração

que venha o apetite a ser razão?

 

Aqui senti de Amor a mor fineza,

como foi ver sentir o insensível,

e o ver a mim de mim mesmo perder-me.

Enfim, senti negar-se a natureza;"

 

Como diz Camões numa Canção.

Luis Miguel Cintra

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