página inicial

• 

CRONOLOGIA

• 

118 - 4 AD HOC

• 

117 - AI AMOR SEM PÉS NEM CABEÇA

• 

116c - O NOME DE DEUS - O ESTADO DO BOSQUE

• 

116b - O NOME DE DEUS - Leitura DUAS CARTAS

• 

116a - O NOME DE DEUS - Leitura GENNARIELLO

• 

115 - Os Desastres do Amor

• 

114 - O SONHO DA RAZÃO

• 

113 - FINGIDO E VERDADEIRO

• 

112 - A Varanda

• 

111 - "ELA"

• 

110 - Morte de Judas

• 

109 - A Cacatua Verde

• 

108 - Fim de Citação

• 

107 - DANÇA DA MORTE / DANÇA DE LA MUERTE

• 

106 - Olá e Adeusinho

• 

105 - MISERERE

• 

104 - A Cidade

• 

103 - Ifigénia na Táurida

• 

102 - Menina Else

• 

101 - A Tempestade

• 

100 - Os Gigantes da Montanha

• 

99a - Leôncio e Lena

• 

99 - Don Carlos, Infante de Espanha

• 

98 - A Floresta

• 

97 - O Construtor Solness

• 

96 - A Tragédia de Júlio César

• 

95 - Filoctetes

• 

94 - Ensaios para "O Ginjal"

• 

93 - A Gaivota

• 

92 - Sangue no Pescoço do Gato

• 

91 - A Cadeira

• 

90 - Um Homem é um Homem

• 

89 - Esopaida

• 

88 - A Família Schroffenstein

• 

87 - Filodemo

• 

86 - Anatomia Tito Fall of Rome

• 

85 - Tito Andrónico

• 

84 - A Vida é Sonho

• 

83 - Tiestes

• 

82 - História do Soldado

• 

81 - O Colar

• 

80 - O Novo Menoza ou A História do Príncipe Tandi

• 

79 - Dom João e Fausto

• 

78 - A Morte de Empédocles

• 

77 - Hamlet

• 

76 - The English Cat

• 

75 - Cimbelino

• 

74 - AMOR/ENGANOS

• 

73 - Afabulação

• 

72 - A Sombra de Mart

• 

71 - Trilogia Monocromática

• 

70 - O Casamento de Fígaro

• 

69 - O Lírio

• 

68 - Quando Passarem Cinco Anos

• 

67 - Um Sonho

• 

66 - Máquina Hamlet

• 

65 - Sertório

• 

64 - Os Sete Infantes

• 

63 - Demónios

• 

62 - A List

• 

61 - Barba Azul

• 

60 - A Margem da Alegria

• 

59 - Dor

• 

58 - Um Auto de Gil Vicente

• 

57 - Splendid's

• 

56 - A Prisão

• 

55 - Vai Ver Se Chove

• 

54 - O Dia de Marte

• 

53 - O Triunfo do Inverno

• 

52 - O Jogo das Perguntas

• 

51 - O Conto de Inverno

• 

50 - Diálogos Sobre a Pintura na Cidade de Roma

• 

49 - A Mula, O Clérigo, O Alfaiate e Mais Lamentações

• 

48 - Sete Portas

• 

47 - Primavera Negra

• 

46 - Apanhados no Divã

• 

45 - Mauser

• 

44a - Antes que a Noite Venha

• 

44 - A Missão

• 

43 - Até Que Como O Quê Quase

• 

42 - Comédia de Rubena

• 

41 - Muito Barulho Por Nada

• 

40a - Façade e The Bear

• 

40 - Um Poeta Afinado

• 

39 - Salada

• 

38 - Céu de Papel

• 

37 - O Público

• 

36 - Vida e Morte de Bamba

• 

35 - Auto da Feira

• 

34 - Três Irmãs

• 

33 - Grande Paz

• 

32 - Vermelhos, Negros e Ignorantes e As Pessoas das Latas de Conserva

• 

31 - A Mulher do Campo

• 

30 - A Sonata dos Espectros

• 

29 - Pai

• 

28 - A Ilha dos Mortos e Páscoa

• 

27 - Ricardo III

• 

26 - O Parque

• 

25 - Simpatia

• 

24 - A Missão

• 

23 - Novas Perspectivas

• 

22 - Mariana Espera Casamento

• 

21 - Oratória

• 

20 - O Labirinto de Creta

• 

19 - Dou-che-lo Vivo, Dou-che-lo Morto

• 

18 - Não Se Paga! Não Se Paga!

• 

17 - Capitão Schelle, Capitão Eçço

• 

16 - Zuca, Truca, Bazaruca e Artur

• 

15 - Paragens Mais Remotas Que Estas Terras

• 

14 - E Não Se Pode Exterminá-lo?

• 

13 - Woyzeck

• 

12 - Música Para Si

• 

11 - Auto da Família

• 

10 - Casimiro e Carolina

• 

9 - O Treino do Campeão Antes da Corrida

• 

8 - Alta Áustria

• 

7 - Tambores na Noite

• 

6 - As Músicas Mágicas

• 

5 - Ah Q

• 

4 - Pequenos Burgueses

• 

3 - O Terror e a Miséria no III Reich

• 

2 - A Ilha dos Escravos e A Herança

• 

1 - O Misantropo

8 - Alta Áustria

Tamanho do ficheiro: 41 KbTamanho do ficheiro: 28 KbTamanho do ficheiro: 80 KbTamanho do ficheiro: 43 Kb

fotos de Paulo Cintra

 

ALTA ÁUSTRIA

de Franz-Xaver Kroetz

 

Tradução Maria Adélia Silva Melo e Jaime Salazar Sampaio

Encenação Jorge Silva Melo

Cenário Eduardo Batarda

Assistência de encenação Jorge Nascimento

Assistência cenográfica Cristina Reis

Assistência técnica Paulo Cintra Gomes

Montagem Fernando Correia

Colaboração de montagem Manuel Barata

Som Paola Porru

Fotografias Cristina Reis e Paulo Cintra Gomes

Interpretação

Anni Márcia Breia 

Heinz Orlando Costa

 

Lisboa, Instituto Alemão e Teatro do Bairro Alto. Estreia: 28/11/76

29 representações

Companhia subsidiada pela Secretaria de Estado da Cultura

Apoio do Instituto Alemão de Lisboa.

 

as regras e a excepção

“Se eu fosse livre gostava de ter um filho”, conclui Heinz no Acto II.

 

Na sociedade capitalista em que vivem (que vivem), nem Heinz nem Annie são livres. Não são livres porque estão presos nas coisas que têm, que não têm, que vão tendo a prestações. Há as cenas-repertório, as cenas-catálogo que enumeram o trabalho, a casa, o carro, a televisão, os estudos que fazem subir na vida, o jantar fora, alguns divertimentos que são tudo coisas, actos e temas a que Annie e Heinz são obrigados e se obrigam. Obrigam-se também aos mitos, mas Annie, menos livre que Heinz, que tem um trabalho diferente — é distribuidor. Annie e Heinz não são livres porque estão presos nos cálculos. No cálculo do quotidiano, do tempo e do espaço, do ritmo da vida, do dinheiro — trata-se de assalariados urbanos com salários curtos — da semana de trabalho e dos fins de semana, do tempo de trabalho e divertimento. Há as cenas da reflexão, das contagens, dos cálculos — o orçamento, os projectos, o amor.

Annie e Heinz querem sujeitar-se sempre às regras, ao estabelecido, a ser como os outros, e portanto também a não transformar as excepções em regras, a conservar as excepções que devem ser raras. Há aquela cena curta que é a única. “Annie: Um dia de folga. Heinz: É domingo. Annie: Pois é.”

Na sociedade de consumo, ter um filho já não é uma regra – é o que as personagens vão descobrindo enquanto a peça se vai transformando de cenas-catálogo em cenas-diálogo. Apesar de não ser livre, Heinz vai ter um filho. Ter um filho é uma excepção – dirá Annie. Como – por enquanto – tocar acordeon.

Eduarda Dionísio

© 2006 Todos os Direitos reservados